FICHA TÉCNICA 2012

 

Carnavalesco     Newton Ribeiro e Carlos Cavalliere
Diretor de Carnaval     Hérico Marcelo Fernades
Diretor de Harmonia     Hérico Marcelo Fernades
Diretor de Evolução     Hérico Marcelo Fernades
Diretor de Bateria     Mestre Rei e Mestre Banana
Puxador de Samba Enredo     Fábio Ribeiro
Primeiro Casal de M.S. e P. B.     Paulo Roberto Junior e Patricia Rodrigues
Segundo Casal de M.S. e P. B.     Diogo Sebastião e Yasmim Alves Fernandes
Resp. Comissão de Frente     Thiago de Sá
Resp. Ala das Baianas     Rosiete
Resp. Ala das Crianças     Célia e Maria de Fátima
Resp. Galeria de Velha Guarda     Maria Lúcia

 

SINOPSE 2012

A essência da vida... O progresso social sob a liberdade e a igualdade

Justificativa:

          O Enredo: “A essência da vida... O progresso social sob a liberdade e igualdade” apresentado para o ano de 2012  pela A.R.E.S Vizinha Faladeira, prima pelo progresso social do nosso País, além de enaltecer os direitos humanos e naturais do homem.
          Houve uma preocupação de expor um tema que trouxesse para a avenida, além da alegria e beleza, a conscientização dos direitos do cidadão, como também, a necessidade da construção de uma sociedade justa, solidária e esclarecida de seus direitos e deveres.
          
Embora a Sociedade Brasileira tenha conhecimento da existência da Declaração Universal dos Direitos Humanos, poucos tiveram a curiosidade de saber do seu teor.
          Por esta razão, a A.R.E.S Vizinha Faladeira procurou interpretá-la na avenida de forma despojada e sutil para que o público possa conhecê-la e propagá-la.

Sinopse:

          A Vizinha Faladeira mergulha no progresso social abrindo as barreiras da história num lindo mar de fantasias que irá enaltecer as suas cores.
          
Iremos navegar nos tempos onde mensageiros nos trazem uma carta, na qual reafirmam sua grande fé nos direitos humanos, na dignidade e no valor do ser humano, tentando promover melhores condições de vida dentro de uma liberdade mais ampla na declaração Universal dos Direitos Humanos.
          Sob o sol da liberdade, ao penhor dessa igualdade, nosso povo que se esbalde, em teu samba retumbante. Brava gente brasileira, gente boa que se preze, nossa terra tem palmeira onde reina o samba, samba...
          
Foi através da Lei Áurea que a liberdade foi finalmente alcançada pelos negros no Brasil. Atribui-se à miséria e a violência à “raça”, isto é, ao negro mulato e índio, que teriam características genéticas atrasadas.
          Nesta aliança anglo-portuguesa, o tratado de Portugal permitiu a abertura dos portos brasileiros às nações amigas. Até então, vigorava a ordem de que somente navios portugueses podiam atracar no Brasil. Nesta abertura o comércio brasileiro ficou aberto para outros países sem a intermediação portuguesa.
          
A história vai atravessando uma cortina repleta de imigrações que buscam contínuas conquistas pela sobrevivência num mundo misturado pelas cores deste chão. Na atualidade, é cada vez mais difícil encontrarmos uma sociedade que não possua a mistura de etnias.
          Num país colorido, as sociedades contemporâneas são resultado de um longo processo de miscigenação de suas populações, cuja intensidade variou ao longo do tempo e do espaço.
          
Numa liberdade de expressão, a história registra e o povo contempla, Francisco Alves Mendes Filho, “Chico Mendes”, foi o seringueiro sindicalista, ativista brasileiro que lutou pela preservação da Amazônia e ficou mundialmente conhecido por causa de sua grande luta... Hebert de Souza, “o Betinho”, lutou pela fome, a exclusão da terra, a educação e cidadania no nosso país.
          A Lei Maria da Penha é uma realidade para punir séculos e séculos de maus tratos e violência contra a mulher.
          
As nossas crianças terão que ter um futuro brilhante, com liberdade e igualdade e ter direito à educação, a cultura,  ao esporte e ao lazer, sendo um preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
          A Vizinha Faladeira vem mostrar a essência da declaração Universal dos Direitos Humanos, que completará 64 anos, para que cada um de nós possa refletir sobre este processo e o que ele significa nos tempos atuais.
          
A nossa Agremiação se enche de alegria por contar a importância do progresso da história da humanidade  e com “A Essência da Vida... O Progresso Social sob a Liberdade e Igualdade” sonha com o grito de é campeã e busca com arte e sabedoria ajudar a encontrar um futuro de paz.

Newton Ribeiro e Carlos Cavallieri

Roteiro de Desfile:

Nome da Fantasia Nome da ala Descrição Responsável pela ala

Comissão de Frente: Os mensageiros da paz
           Os mensageiros da Paz trazem uma Carta, reafirmaram sua fé nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor do ser humano, e resolveram promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade mais ampla, na Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamaram que todo homem tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades nela estabelecidos, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição.

1° Tripé: A carta de liberdade e igualdade

1° Setor: Num mundo misturado
1° Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Sob o sol da liberdade
          Sob o sol da liberdade, liberdade em que se dança, ainda sou criança, ao penhor dessa igualdade, nosso povo que se esbalde, em teu samba retumbante. Brava gente brasileira, gente boa que se preze, nossa terra tem palmeiras, onde reina o samba.
1 Os indígenas   Essas comunidades só foram chamadas de “indígenas” e os seus integrantes de “índios” com a chegada dos europeus. Tal nome foi dado porque, quando chegaram aqui pela primeira vez, os europeus acreditavam que tinham alcançado a Índia. De tal forma, percebemos que o termo foi resultado do contato entre os brancos e os nativos.  
2 Os portugueses   A coroa portuguesa começou a interessar-se pela colonização da nova terra. Isso ocorreu, pois havia um grande receio dos portugueses em perderem as novas terras para invasores, navegadores e piratas que estavam praticando a retirada ilegal de madeira de nossas matas. A colonização seria uma das formas de ocupar e proteger o território.  
3 Os africanos   Foi através da Lei Áurea que a liberdade finalmente foi alcançada pelos negros no Brasil. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel, abolia de vez a escravidão em nosso país. No decorrer do século, muitas expressões culturais afro-brasileira começaram a ser aceitas pelas elites brasileiras. As formas de música popular e danças afro-brasileiras tornaram-se então muito disseminadas, destacando-se a fama internacional do samba.  

Destaque de chão: A Sereia anuncia que os portos estão abertos

4 Abertura dos portos   Nesta aliança anglo-portuguesa, estava o trato de Portugal permitir a abertura dos portos brasileiros às nações amigas. Até então, vigorava a ordem de que somente navios portugueses podiam atracar no Brasil. Dessa abertura, significa que o comércio do Brasil ficava aberto para outros países, sem a intermediação de Portugal.  
5 Imigração italiana   As primeiras colônias italianas do sul no Brasil nasceram nas serras gaúchas entre os vales dos rios Caí e das Antas. Com a chegada do ciclo do café, achou-se melhor mandar embora o negro e trouxeram para as fazendas a mão-de-obra barata dos italianos.  
6 Imigração alemã   Atribuiu-se a miséria e a violência à "raça" brasileira. O negro, mulato e índio teriam características genéticas atrasadas, era necessário então embranquecer o Brasil. A importação de brancos, especialmente de alemães, era o melhor caminho para o progresso.   A maior parte dos imigrantes chegou vinda diretamente da Alemanha e se estabeleceram, sobretudo nas regiões leste e sul. Pessoas oriundas de colônias alemãs em Santa Catarina e Rio Grande do Sul também migraram para a Região Oeste e Sudoeste do estado.  
7

Imigração espanhola

 

Devido ao agravamento dos problemas sócio-econômicos naquele país que não tinha uma política boa, a presença espanhola em terras brasileiras acontece desde o início da colonização do Brasil.

 
8

Imigração japonesa

  O Japão estava superpovoado. O país tinha ficado isolado do Mundo, sem guerras, epidemias trazidas do exterior ou com a imigração. Com as técnicas agrícolas da época, o Japão produzia apenas o alimento que consumia, sem praticamente formação de estoques para períodos difíceis. Qualquer quebra de safra agrícola causava fome generalizada  

Alegoria 1: Misturas de raças num só coração
           De modo geral, as sociedades contemporâneas são o resultado de um longo processo de miscigenação de suas populações, cuja intensidade variou ao longo do tempo e do espaço. O conceito “miscigenação” pode ser definido como o processo resultante da mistura a partir de casamentos ou coabitação de um homem e uma mulher de etnias diferentes. Usa o nome preto como nome oficial para essa cor/raça, sendo ela uma das cinco definições oficiais usadas pelo povo brasileiro para se definir, junto com branco, pardo, amarelo e indígena.

Destaque central: Brasil mestiço
Destaques: Índio – português – africano
Composições: Índias – portuguesas – africanas

2° Setor: Liberdade de expressão
2° Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Cor eu não tenho, eu tenho raça
           Minha Religião é o Amor, minha Pátria é o Mundo e minha Raça é a Humanidade"
Destaque de chão: Por um mundo sem preconceitos.
9 Conscientização racial Baianinhas Foi criada uma data para esta conscientização, dia que Zumbi dos Palmares morreu, esta data é importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.  
10 Arco íris   A homofobia é um termo utilizado para identificar o ódio, a aversão ou a discriminação de uma pessoa contra homossexuais e, consequentemente, contra a homossexualidade e que pode incluir formas sutis, silenciosas e insidiosas de preconceitos e discriminação contra os homossexuais.  

Rainha da bateria: “Quando eu soltar a minha voz”
          “Quando eu abrir minha garganta, essa força tanta, tudo que você ouvir, esteja certo, que estarei vivendo”.

11 Liberdade de pensamento Bateria François Marie Arouet (Voltaire), filósofo iluminista francês nascido em París, um dos mais influentes da história e famoso por criticar violentamente a Igreja e a intolerância religiosa, tornando-se o símbolo da liberdade de pensamento. Mestre Rei e Mestre Banana
12 Liberdade de expressão Passistas Liberdade de expressão garante a qualquer indivíduo a possibilidade de se manifestar, de buscar e receber informações e idéias de todos os tipos, independentemente da intervenção de terceiros. Isto pode ocorrer oralmente, de forma escrita, através da arte ou de qualquer meio de comunicação.  
13 Tolerância religiosa Baianas Todo o homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de manifestar e mudar de religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular. Rosiete
14 A preservação da Amazônia pode ser mais verde.   Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como "Chico Mendes", foi um seringueiro, sindicalista e ativista brasileiro. Ele lutava pela preservação da Amazônia e ficou mundialmente conhecido por causa de sua luta e morte.  
15 “a fome é a exclusão da terra”   O nosso inesquecível sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, é um dos nossos heróis na luta pela cidadania, na liderança de um movimento contra a exclusão, contra a fome. Diz Betinho: “A fome é exclusão da terra, do emprego, do salário, da educação, da economia, da vida e da cidadania. Quando uma pessoa chega a não ter o que comer é porque tudo o mais já lhe foi negado. É uma espécie de degredo moderno ou de exílio”.  
16 Uma carreira brilhante   O Jornalista TIM LOPES tinha liberdade de expressão. Carreira brilhante e vitoriosa nos jornais, TIM LOPES produzia reportagens investigativas para  jornais e TV. Conquistou o primeiro prêmio de telejornalismo. Morreu  brutalmente atuando em sua profissão.  

2° Tripé: Só dói quando eu falo...
 
          “Não concordo com o que dizes, mas defenderei até a morte teu direito de dizê-lo.”

3° Setor: Igualdades de direitos
17 A lei Maria da Penha   Nenhuma mulher deve ser molestada com uma flor. Ecologistas do mundo inteiro estão se revoltando com essa postura, além do que, estudos científicos recentes comprovam que as flores têm sentimentos e podem ficar traumatizadas com essa atitude.  
18 A lei da maturidade Velha-Guarda Foi criado o estatuto do idoso, a partir da percepção da necessidade de sensibilizar todas as esferas da sociedade quanto aos desafios relacionados ao envelhecimento e a garantia de direitos deste grupo populacional.  
19 Fé no futuro Crianças Direitos que devem ser alvo de proteção prioritária pelo Estado, pela família e pela sociedade, a fim de garantir uma existência digna e o desenvolvimento pleno da criança e do adolescente. Direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. O direito à educação tem por finalidade o pleno desenvolvimento da criança e adolescente, o preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. Assim, o acesso à educação surge como um fator de transformação social, visando o combate a exclusão, permitindo que a criança e adolescente se desenvolvam e estejam preparados para exigências da vida em sociedade, tanto quanto aos seus direitos e deveres no convívio com as pessoas, como no seu trabalho. Célia e Maria de Fátima
20 64º aniversário de luta   Neste ano, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, completará 64 anos. É importante refletir sobre esse processo e o que ele significa nos tempos atuais para cada um de nós. A criação de um documento internacional, assinado por várias nações dentro de um propósito comum, que é o da promoção dos direitos humanos no planeta, não pode ser considerada somente um ato institucional ou simplesmente um pedaço de papel.  

 

SAMBA ENREDO                                                2012
Enredo     A essência da vida...O progresso social sob a liberdade e a igualdade
Compositores     Pedro Miranda, Zé Mario, Sidney Sá, Leandro Santos, Diego Tavares e Madalena

Quero igualdade, dignidade, romper barreiras
Tenho meus direitos
Exijo respeito e hoje vou me declarar
Raiou o sol da liberdade tão sonhada
Iluminando o caminho de quem buscou nova morada
Com os portos abertos veio a miscigenação
Mistura de raça, que fez essa massa
Colorir nossa nação

Chico Mendes chegou
Na Amazônia ecoou... Preservação
Contra fome lutou
Betinho manifestou... Cidadania e educação!

Chega de violência, é a conquista da mulher
Dando um basta na agressão que sofria sem razão
Protegida hoje sabe o que quer
Um novo dia moldado no perfil da esperança
E a certeza de ter alcançado
Um futuro melhor p'ras crianças
Eu quero ver a alegria no seu rosto estampar
E essa tal felicidade fazer a comunidade cantar
Sou cidadão e posso protestar

Olha o canto da Sereia, faz delirar
Oh! Vizinha Faladeira, não vai calar
Essa gente tão guerreira só quer amor e paz
Mostrar ao mundo que os direitos são iguais