2012

Nessa seção você conhecerá um pouco
da História dos Desfiles das Escolas de Samba
do Rio de Janeiro em cada ano.

 Grupo Especial
 Grupo A
 Grupo B
 Grupo C
 Grupo D
 Grupo E
 Escolas Mirins
Curiosidades

          As obras de ampliação do Sambódromo foi realizada e nesta ampliação o antigo prédio da Cervejaria Brahma e os camarotes (antigo Setor 2) foram demolidos. O Secretário de Turismo Antônio Pedro Figueira de Mello esteve no local e confirmou que pelo cronograma a obra estaria concluída em 18 de dezembro, tempo hábil para que a passarela do samba seja preparada para o carnaval de 2012. No entanto as obras atrasaram e só ficaram prontas as vésperas dos desfiles.
          A obra aumentou a capacidade do Sambódromo de 60 mil para 67.688. A obra faz parte de um pacote de leis que permite entre outras coisas mudanças urbanísticas na antiga área da fábrica da Brahma na Cidade Nova. A ampliação foi orçada em R$ 30 milhões e foi custeada pela Ambev não gerando nenhum ônus para os cofres públicos. Logo após o carnaval, o local começou a ser preparado para o início desta fase da obra, com a retirada de material, e derrubada de paredes internas.
          Além da reforma de ampliação do sambódromo cujo projeto volta a apresentar as características do primeiro desenho arquitetado por Oscar Niemeyer, serão feitas adaptações com obras complementares que fazem parte do pacote legislativo para a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016, de autoria do poder executivo e sancionado pelo prefeito Eduardo Paes no ano passado.
          Pelo pacote, a Ambev fica autorizada a fazer um melhor aproveitamento comercial da área e, em troca, assumiu a responsabilidade da construção de um novo conjunto de arquibancadas e camarotes na Marquês de Sapucaí, atendendo o projeto das Olimpíadas. No local das ampliações, estão incluídos acessos para portadores de deficiências, postos médicos, sala de segurança, áreas de serviço e um espaço destinado aos jurados. Ainda no local da antiga fábrica, poderão ser construídos hotéis, salas comerciais e outros empreendimentos que beneficiem o entorno. O conjunto de leis garante benefícios fiscais e urbanísticos para o setor hoteleiro facilitando a construção de hotéis, pousadas e albergues na cidade.
          A obra aos poucos ganhou a forma do traçado original do Niemeyer que sem dúvida alguma deixou o local e arredores prontos não só para carnaval e olimpíadas, mas também como mais como um ponto cultural e comercial da cidade uma vez que haverá uma revitalização em toda esta área.
A reforma atende ao compromisso da cidade com os Jogos Olímpicos 2016 e prevêem adaptações para a realização das provas de maratona (chegada) e tiro e arco.

Sobre o Projeto

          Foram criados mais quatro novos blocos com arquibancadas e camarotes além de quatro novos blocos intermediários similares aos existentes do outro lado da passarela do samba. Cada novo bloco tem uma arquibancada com capacidade para 2.880 pessoas além de 48 camarotes com capacidade para 576 pessoas. As frisas, no pavimento térreo de cada bloco terão capacidade para 1194 pessoas cada.
          Cada novo bloco intermediário terá 5 camarotes com capacidade para 60 pessoas capacidade será de 17.688 novos lugares.
          Além de dois pavimentos de estacionamentos no restante do terreno, a construção contará com praças de alimentação e uma edificação sobre pilotis.Esta última, abrigará um local para área cultural e shopping, e o mezanino, um restaurante e acessos aos 17 pavimentos superiores, com utilização ainda indefinida.

        Aqui estaremos procurando contar a cronologia dos desfiles, as comissões julgadoras, os quesitos julgados e as principais alterações nos regulamentos em cada ano.
        Se você conhecer alguma informação não constante nessa página, nos comunique e nos ajude na criação dessas páginas.
        Muito Obrigado por sua Visita e Aguardamos que de certa forma esta página lhe esteja sendo de alguma forma útil.

        Para entrar em contato conosco clique aqui ou na figura abaixo.

 

Desfiles