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        rapidamente: o que tem a ver mineração com samba e assessoria de comunicação? 
        Se você falou que não tem nada a ver está errado. Prova disso é o enredo 
        que a Grande Rio, escola de samba do município de Duque de Caxias (RJ), 
        leva para a avenida em 2003. Capitaneada pelo carnavalesco Joãosinho Trinta, 
        a escola elegeu como enredo a Companhia Vale do Rio Doce, uma das maiores 
        mineradoras do mundo que não se furtou e vai investir nada menos que US$ 
        6 milhões para virar samba.A CVRD recebeu a proposta da LMS Consultoria, uma empresa de comunicação 
        que presta assessoria à Vale e, a princípio, estranhou. Aí entrou toda 
        a dinâmica das ferramentas estratégicas de uma assessoria de comunicação 
        que não se limitou apenas em sugerir mas projetar a visão da empresa em 
        um mercado global e internamente.
 Observa-se aí dois princípios básicos de uma Assessoria de Comunicação, 
        que são pensar de forma global os destinos do seu planejamento e reforçar 
        a sua imagem institucional de seu cliente. Para fechar o projeto com capacidade 
        de convencimento, a empresa lembrou que os principais concorrentes da 
        CVRD também destinaram fatias polpudas dos seus patrocínios à iniciativas 
        que passavam ao largo dos negócios de mineração.
 A australiana BHP foi uma das patrocinadoras das Olimpíadas da Austrália, 
        enquanto a siderúrgica asiática Posco apoiou a Copa da Coréia. Não é a 
        primeira vez que o samba flerta com o lado empresarial. Tanto a Varig 
        quanto a TAM foram enredos no carnaval 2002, respectivamente pela Beija-Flor 
        e Salgueiro.
 Já no enredo "Das profundezas da terra ao esplendoroso Vale do Rio 
        Doce", a CVRD vai mais além. A empresa está locando camarotes, tem 
        reservas em hotéis para influentes parceiros internacionais, mostrando 
        que a estratégia é mesmo ampliar sua imagem junto ao público corporativo.
 Em Assessoria de Comunicação aprende-se, entre outras coisas, que saber 
        gerir processos, traçar estratégias e ter um contato estreito com o board 
        da empresa é uma grande opção para alavancar o que todo o cliente deseja 
        quando despende cifras ao pagamentos de um fee: Comunicação é resultado!
 E se tudo der certo, com o carisma de Joãosinho Trinta, a garra da Grande 
        Rio e o pé quente de quem é uma das maiores empresas do mundo, o "samba 
        de alumínio" deverá ser mesmo sensação no carnaval 2003. Um ponto 
        a mais para quem acredita na força das assessorias de comunicação.
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